Questão Anulada Exame OAB 2011.2

Nasceu a criança. A OAB anunciou a poucas horas, antecipando o calendário oficial, a questão anulada. Trata-se da questão n° 27 do Caderno de Provas Tipo 1, que versa sobre Improbidade Administrativa.

Parabéns para quem passou!

Mas só 1 anulação? Pois é, uma surpresa negativa, visto que a espectativa era da anulação de 2 ou 3 questões. Mais surpresa ainda foi a anulação de uma questão, digamos, mal formulada, mas não totalmente errada, como é o caso de tantas outras questões que foram combatidas com excelentes fundamentos nas últimas semanas.

Agora é a hora de gritar para os 4 cantos do mundo que a OAB anulou somente 1 questão devido ao possível grande número de aprovados na 1ª Fase, o que poderá ser corroborado com a divulgação da lista definitiva. A surpresa existe muito mais no sentido de que a OAB vive o momento de "constitucionalidade transitória" e a lisura em seus procedimentos de avaliação deveria ser um ponto de destaque, porém, mais uma vez a velha lenda ressurge!

Sim, está errado! Mas, o que fazer? Essa é a pergunta que certamente pipoca na cabeça dos reprovados, e a resposta, sinceramente, não é tão simples. Mas, sem dúvidas, a indignação é uma reação necessária, até mesmo porque, os aprovados na 1ª fase poderão, numa linha de raciocínio pessimista, ter uma 2ª Fase duríssima, justamente por essa lógica absurda de "manter o índice final de aprovação na casa dos 15%".

A OAB, com a anulação de apenas 1 questão e ainda mais uma questão com um erro não tão grosseiro, se coloca justamente na posição inadequada apresentada pelo Ministro Luiz Fux, ausência de controle externo igual a questionamentos sobre a lisura do Exame. Para nós surpreendente, visto que tinhamos uma boa intuição e uma fonte melhor ainda para afirmar, como afirmamos, que a OAB "dormiria com um olho aberto". Bom, fechou os dois e dormiu! Resta ver onde a situação de constitucionalidade transitória e a possibilidade de recorreção de questões pelo judiciário vai chegar, se chegar a algum lugar!

Ainda achamos que a lenda de anula pouco para não aprovar muito é "história para boi dormir", não acreditamos que a Ordem dos Advogados seja tão mesquinha a esse ponto, porém, já que não há controle externo, todo mundo pode pensar o que quiser, inclusive tocar terror nos examinandos, com muitos fazem.

Agora, para muitos, é hora de rumar com maior intensidade para a 2ª Fase. Amanhã postaremos mais comentários e apontamentos sobre a "merda do dia": Apenas 1 anulação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário