Mais uma vez nossos apontamentos foram úteis, visto que uma das questões apresentadas por nós foi anulada: Questão 27, Caderno de Provas Tipo 1 CLIQUE AQUI PARA VER. No entanto, essa era uma questão um pouco menos questionável do que, por exemplo, as questões de número 12 e 79, ambas do Caderno Tipo 1, que evidenciam erros, a nosso ver, grotescos.
Mas qual o motivo de ser anulada uma questão menos questionável?
Ontem a noite entramos em contato com alguns amigos que realizaram a prova, a fim de fazer um pequeno levantamento, sem qualquer intensão estatística. Ocorre que TODAS as pessoas que falamos "acertaram" essa questão, ou seja, pontuaram no gabarito preliminar, logo, com a anulação suas pontuações permanecerão inalteradas. Dentre essas pessoas, uma que fez 39 pontos, resultado... não passou!
Não queremos acreditar, mas parece que foi anulada uma questão que teria, em tese, um menor número de erros por parte dos alunos, culminando em um número igualmente menor de beneficiados. É só uma presunção, mas, é um indício, pelo menos por aquilo que levantamos com alguns poucos amigos e conhecidos.
Ao contrário, as questões de números 12 e 79, caderno Tipo 1, tiveram um índice maior de erro, ao menos em nossos levantamentos. Muito estranho!
Agora é esperar pra ver o resultado final e o comparativo de aprovações antes e depois da anulação, assim poderemos ter um panorama mais real e objetivo dos fatos. Também, vamos continuar lendo os comentários em nosso blog, em outras páginas e nas redes sociais, para vermos como foi a recepção dos examinandos a única questão anulada e ter mais elementos para traçar o raciocínio que iniciamos nesse post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário