Questões Passíveis de Anulação OAB 2011.2

Galera, a OAB realizou em 30 de outubro de 2011 a 1º Fase do V Exame Unificado e, como sempre, existem questões questionáveis.

Assim como fizemos no Exame anterior, levantamos as questões passíveis de recurso e postamos aqui no blog. Quem já nos acompanha, sabe que no ultimo Exame acertamos em nossas dicas CLIQUE AQUI PARA VER, sendo anuladas as questões que apontamos como equivocadas. Estamos trabalhando para ajudar ao máximo e acertar de novo!

São as questões que entendemos anuláveis:

Questão 51 - Prova Tipo 1 - Branca - Direito Empresarial
  - Alternativa correta conforme gabarito: "D"
Essa questão poderia ter como certa também a alternativa "A". 
A alternativa "D" está correta, pois representa o próprio conceito de sociedade em comum, porém, a alternativa "A" também está correta na medida em que a responsabilidade é realmente ilitmitada e os socios podem vir a responder de forma individual, visto que se trata de uma consequencia lógica da solidariedade. Ou seja, um credor da sociedade em comum pode exigir a dívida somente de um sócio (individualidade) - por exemplo o que tem maior patrimônio pessoal -, o qual poderá agir em regresso em face de outro(s) socio(s).


Questão 12 - Prova Tipo 1 - Branca - Ética e Estatuto da Advocacia
     - Alternativa correta conforme gabarito: "C"
A presente questão não apresenta nenhuma resposta correta. As demais alternativas não gozam de qualquer fundamento frente ao Estatuto da OAB ou ao Código de Ética e aquela considerada correta está em desacordo com o artigo 11 do Código de Ética. Eticamente buscar a ciência do advogado antecessor até é razoável, porém não é necessária autorização para assumir o mandato. Outrossim, existe excessão pois em casos urgentes até mesmo a ciência prévia é dispensada, quiçá autorização. Pode-se ter por fundamento também o artigo 14 do Código de Ética.


Questão 66 - Prova Tipo 1 - Branca - Direito Processual Penal
    - Alternativa correta conforme gabarito: "A"
A questão não contém nenhuma assertiva correta. Segundo o artigo 63 da Lei 9099/95 a competência do Juizado será dada pelo local em que foi praticada a infração. Desta forma, qualquer das alternativas está desprovida de coerência com o texto legal.

Questão 27 - Prova Tipo 1 - Branca - Direito Administrativo
    - Alternativa correta conforme gabarito: "C"
A questão não apresenta nenhuma assertiva correta, pois nenhuma delas apresenta conteúdo compatível com o teor das normas inseridas na lei de improbidade administrativa.

  Questão 79 - Prova Tipo 1 - Branca - Processo do Trabalho 
    - Alternativa corretal conforme gabarito: "A"
Na presente questão a alternativa correta seria a de letra "B". Essa é a questão que tem mais "cara de anulação". Vige no Processo do Trabalho a regra da não recorribilidade das decisões interlocutórias. No caso apresentado no problema fica claro que foi requerida uma liminar ANTES DA SENTENÇA o que subsume exatamente o teor da súmula 414 do TST. Não se pode ignorar  também que a resposta apresentada pela banca é incoerente, visto que o juiz não é obrigado em nenhuma hipótese a deferir uma medida liminar, assim, o termo "devendo ser deferida a liminar" é um absurdo jurídico. Por isso, além de haver uma outra alternativa correta na hipótese, a assertiva proposta no gabarito é absurda, o que faz dessa uma questão forte candidata para que seja anulada.

Ademais, seguem as dicas de praxe:

1 - Se você acertou entre 38 e 39 questões é recomendável que inicie um curso preparatório para a 2ª Fase ou ao menos estude em casa, pois estudar nunca é demais e é melhor pecar pelo excesso do que pela falta.

2 - Não copie modelos de recurso da internet. Procure seus professores e peça dicas, acompanhe aqui questões passíveis de serem recorridas e o fundamento básico do recurso, mas o elabore você mesmo, pois a OAB não é simpática a recursos repetitivos.

3 - Na primeira fase eventual anulação beneficia a todos que erraram a questão e não prejudica ninguém que tenha pontuado. Apesar de ser obvio, é bom lembrar que somente ganha o ponto da anulação quem ERROU, quem ACERTOU mantém seu ponto intacto. Aquele que já pontuou na questão, logicamente, não irá pontuar novamente!

 Para quem já passou, está na hora de estudar muito. Elabore um calendário de estudo e se dedique.
Parabéns a todos!

43 comentários:

  1. Gente acertei 36 seráque tenho chances..

    ResponderExcluir
  2. Quando serão postados as questões passiveis de anulação aqui no site...

    ResponderExcluir
  3. Como devo fazer meu recurso? pelo portal da OAB ou FGV ou escrito e encaminhado ao minha Subcessão? Aguardo

    ResponderExcluir
  4. QUESTÃO 78 DA PROVA TIPO 1 - BRANCA

    Conforme alternativa “a”, determinada como correta, diante da SITUAÇÃO CONCRETA, o advogado do autor deve “interpor agravo de instrumento, uma vez que atendeu o prazo de oito dias para a interposição do recurso ordinário e o prazo de cinco dias para a juntada do original”(GRIFEI).
    Todavia há de ser ressaltado o erro material constante do enunciado da questão, eis que o prazo de cinco dias da assertiva correta se encerraria no final de semana, prorrogando o prazo até o dia 03/8/2009 (segunda-feira), ou seja, o recurso foi realmente intempestivo. Senão vejamos:
    Sentença publicada em 22/7/2009, prazo final para interposição de recurso dia 30/7/2009. Contudo, o advogado interpôs o Recurso Ordinário via fac-símile no dia 27/7/2009, tendo o prazo de 05(cinco) dias para juntada do recurso original. Pela contagem de 05(cinco) dias, o prazo final para comprovação do recurso seria o dia 01/8/2009 (sábado), prorrogando-se o prazo para o próximo dia útil subseqüente que seria o dia 03/8/2009 (segunda-feira) e não o dia 04/8/2009.
    Em tese, a resposta da alternativa “a” está correta, entretanto deve ser vislumbrado o enunciado da questão que foi claro: “Diante dessa SITUAÇÃO CONCRETA, é correto afirmar que o advogado do autor deve”(GRIFEI).
    Pela situação concreta o advogado do autor deveria se manter inerte nestes autos, tendo em vista o decurso do prazo recursal.

    ResponderExcluir
  5. rodrigo-neves@msn.com meu email para contato

    ResponderExcluir
  6. marcelo,
    dessa vez tem pelo menos 04 questões com possiblidades reais de anulação...fiz 37 e acho que vai dar

    ResponderExcluir
  7. Sumula 387, II do STJ que diz que o prazo para a juntada do original de (5dias) começa a partir do termino do prazo de interposição do recurso principal, ou seja, está correta.

    ResponderExcluir
  8. ESTOU ANSIOSA... FIZ 37. !! ESPERO QUE ANULEM 3 QUESTÕES. NA ÚLTIMA PROVA ANULARAM1!!! ESPERO QUE DESSA VEZ TBM. E QUE EU EU APROVEITE DESSAS ANULAÇÕES.. RSS. O DAMÁSIO FALA,SE EU NÃO ME ENGANO EM 9 QUESTÕES. Lógico que eles não vão anular tantas.. seria muito bom. Tem quem está dizendo que pelo grande número de "aprovados" a FVG só deve anular uma questão. :/ .. Agora é torcer!!

    ResponderExcluir
  9. Para quem acha nosso blog pelo Google, entre nesse post: http://cadireitolorena.blogspot.com/2011/10/como-prometido-nesse-topico-postaremos.html

    ResponderExcluir
  10. Anulando, todo mundo se beneficia, ne? nao tem necessidade de todo mundo fazer recurso, ne?

    ResponderExcluir
  11. Caros colegas verifiquem por gentileza a questão 28 - prova amarela sobre Improbidade Administrativa, pois nos sites do Damásio de Jesus e blog exame de ordem ela é uma forte questão que poderá ser anulada, vejam a fundamentação e entrem com recurso, pois, quanto mais melhor... Professor Luiz Rebello o senhor acha que essa questão também poderá ser anulada, por favor me responda? o que sua larga experiência tem a dizer sobre tal questão?

    ResponderExcluir
  12. Cara Lininha,

    Primeiramente, Professor Luiz Rebello não tem qualquer participação neste blog. É um decano de nossa universidade, homenageado por nós que lhe escolhemos para ser patrono e dar nome a nossa Associação Universitária.

    Quanto a questão mencionada, até chegamos a verificar os argumentos deduzidos por alguns cursos jurídicos, no entanto, temos em nossos princípios verificar anteriormente com mestres de nossa confiança a pertinência de determinado recurso fundamentado. Em breve tecermos comentários sobre essa questão.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente, parabéns! Pelo apoio que tem demonstrado para os futuro adv! Gostaria, por gentileza, que verifique a questão 59 - prova tipi 1 - branca - que tem como segundo o gabarito da oab certa é a letra "c" que fala sobre delito de denunciação caluniosa. Ela é uma forte questão passível de anulação, pois existe outra resposta certa que seria a letra "b" que é delito de comunicação falsa de crime. Gostaria de saber o que o senhor acha dessa questão? Por favor me responda!

    ResponderExcluir
  14. Ola Anônimo,

    Agradecemos sua visita ao Blog. Volte sempre.

    A questão da 59 da Prova Tipo 1 - Branca, entendemos como não anulável. A única resposta correta é aquela apresentada no gabarito, que indica a ocorrência de crime de Denunciação Caluniosa (CP, 339).

    Não seria hipótese comunicação falsa de crime (CP, 340) pois o problema indica que OCORREU o crime de roubo nas adjacências da residência de Caio e ele tomou conhecimento de tal fato. Se OCORREU o roubo, não pode ser comunicação falsa de crime.

    Apesar de pode haver dúvida se houve o crime de Calúnia (CP, 139), a descrição do problema indica que FOI INSTAURADO INQUÉRITO POLICIAL, o que subsume exatamente o fato típico indicado no artigo 339 do Código Penal.

    ResponderExcluir
  15. Olá, gostaria de saber se realmente há possibilidade de ser anulado 3 questões, acertei 37, enfim estou a espera de um milagre!!!

    ResponderExcluir
  16. Ficaria, muito feliz se anulassem 3 questões pois estou com 37 pontos, ancioso pra fazer a 2ªfase, alguém pode confirmar se tem probablidade de anulação de pelo menos 3, agradeço.

    ResponderExcluir
  17. gostaria de entender melhor essa questão do que se aproveita em possivel anulação. pois por exemplo, errei de acordo com o gabarito preliminar..... se for anulada e a anulação indicar a que assinalei, eu não computo o ponto?

    ResponderExcluir
  18. Anular 3 questões nessa prova é um pouco difícil, mas na anterior também era e anulou!!!! O Negócio é manter a fé e estudar, pois o resultado definitivo sai muito tarde e deixar pra estudar só na hora tiver certeza é complicado!

    Quanto a anulação, se você tem 37 pontos e for anulada uma questão que você errou, PONTO PRA VOCÊ, se for anulada uma das 37 que você acertou você não perde ponto mas também não ganha. É bem simples.

    Sempre mencionamos isso, pois na prova anterior um amigo nosso fez 37 e quando anulou 3 saiu comemorando, mas, as três anuladas ele já tinha pontuado, logo, não passou e ficou frustrado!

    ResponderExcluir
  19. O DR Ricardo, da 2 vara civel de Saquarema decide contrario a questao de civil que fala de esbulho ha menos de 1 ano. Ele marca audiencia de justificação e ignora pedido de liminar. Por presenciar isso na pratica fui induzida ao erro.

    ResponderExcluir
  20. FIZ A PROVA NÚMERO 04 AZUL E FIZ 38 PONTOS,INICIEI JA ESTUDOS PARA SEGUNDA FASE EM TRABALHO,MAS ESTOU AGUNIADO POR ESTES 02 PONTOS RESTANTES.
    SE ALGUÉM PUDER ME PASSAR ALGUMA QUESTÃO POSSÍVEL DE ANULAÇÃO FICAREI GRATO.
    ESTOU ME PREPARANDO PARA RECURSOS Á PARTIR DO RESULTADO.

    ResponderExcluir
  21. tambem to nessa, fiz 38 pontos,e to confuso se faço curso pra seg fase?

    ResponderExcluir
  22. Fernando...
    Pessoal Boa tarde!
    a questão 59 prova verde a resposta dada como correta é a letra "B" ao meu ver há uma súmula do STF de nº 156 que leva em conta a questão da conduta do agente, inclusive na análise de eventual prática do delito caracterizado pela defesa como legítima defesa putativa.

    ResponderExcluir
  23. Em referência a questão 78 da prova branca, devemos observar que o referido mês de julho é de 31 dias se não contei errado, deveria o recurso ser protocolado no dia 03/08/2009.
    Me corrijam se não estiver correto!

    ResponderExcluir
  24. gostaria de entender melhor essa questão do que se aproveita em possivel anulação. pois por exemplo, errei de acordo com o gabarito preliminar..... se for anulada e a anulação indicar a que assinalei, eu não computo o ponto?

    ResponderExcluir
  25. eu pontuaria caso a questao anulada indicar a que marquei?! No gabarito preliminar consta como errada.. Obrigado

    ResponderExcluir
  26. prova amarela, questão 18- poderá ser anulada, resposta como correta letra B, porém art. 103CF, § 2º, poderá ser aprovada ADI,poderia ser também letra C, ajuizar ADI,requerer é direto diferente do art.103.
    AMARELA, 52-Direito Administrativo, duas respostas podem ser certas, a letra que diz ENGENHEIRO e a letra D, vide Art. 23 da Lei 11101/2005, paragrafo único , o Juíz destituirá o Administrador caso não cumprir o prazo de 5 cias do art. 23 , também a Questão 35, da UNIÃO ESTAVEL, previstao no Art. 1724 do cc.nº 42 da Amarela, duas certas,ver Art. 798 do CPC a 69 do PenaL já falada da Lei 9099 TODAS DA AMARELA

    ResponderExcluir
  27. QUESTÃO 50, AMARELA, ACERTIVA ´´A`´ E ´´ D´´, CORRETAS, VIDE ART. 990 DO CC, todos os sócios respondem solidária e limitadamente pelas obrigações sociais, requer ANULAÇÃO.

    ResponderExcluir
  28. QUESTÃO Nº 50,AMARELA, Arespeito da sociedade em comum é correto afirmar que: alternativa A e D estão corretas, conforme Art.990 do CCivil/2002.requer ANULAÇÃO.

    ResponderExcluir
  29. O recurso so pode ser feito ate o dia 10/11/2011 mesmo? Ou é possivel aguardar as questões anuladas para então entrar com o recurso?

    ResponderExcluir
  30. Profº a questão de direito penal (03 sabonetes) pq a FGV diz que não hã crime?
    O furto de 3 sabonetes no valor de 12.00 reais não pode ser insignificante.

    ResponderExcluir
  31. Prof. pela sua experiência acredita que alguma questão se anulada nesta prova? Qual?

    ResponderExcluir
  32. No exame 2011.2 a questão 79 (VERDE) de proceeso do trabalho , ja havia sido cobrada em uma prova pratica da (FGV, 2010.2, questão 02) na qual a liminar com reitegração de emprego o recurso cabivel era MANDADO DE SEGURANÇA por se estar diante de ser um decisão interlocutoria, não cabendo recurso imediato.(art. 893 $1º CLT / Sum. 214 TST) fundamento (art. 114, IV, CF / Lei 12016/09 e Sum 414, II, TST).
    O mesmo instituto com respostas diferentes de um exame para o outro ?

    ResponderExcluir
  33. Olá professor, estou muito preocupada, fiz 39 pontos, me matriculei em um curso para 2 fase, no entanto, o Portal Exame de Ordem afirma que devido a um grande número de aprovados na 1º fase, uma ou nenhuma questão será anulada, sei que não é o correto, mas será que realmente essa é a realidade??

    Das questões passiveis de anulação a que não me beneficiaria a que fala acerca do Jecrim, estou muito aflita.

    ResponderExcluir
  34. Olá professor, já ocorreu caso da FGV não anular questões erradas? eu fiz 39 pontos, me matriculei num cursinho e estou muito apreensiva porque, segundo o Portal Exame de Ordem, apenas uma ou nenhuma será anulada. Estou muito angustiada.

    ResponderExcluir
  35. É IMORAL NO MEIO DE TANTAS QUETÕES ERRADAS A OAB NÃO ANULAR, OU ELA ANULA SE QUISER, ISTO É DITADURA CIVIL, AINDA FALAVAM DOS MILITARES E AGORA O QUE É ISTO

    ResponderExcluir
  36. É UM ABSURDO ACEITARMOS QUE QUESTÕES ERRADAS PASSEM COMO SE FOSSEM CERTAS, AFINAL PAGAMOS PARA FAZER UM EXAME, E MERECEMOS UMA RESPOSTA JUSTA, INDEPENDENTE SE PASSARAM MUITOS, OU NÃO, GENTE! TEMOS QUE FAZER ALGUMA COISA, ATÉ MESMO PEDIR AJUDA LÁ FORA, COMO A MARIA DA PENHA. É DITADURA

    ResponderExcluir
  37. Acredito em Deus... se ele quiser que a gente que fez 37, 38 ou 39 (eu fiz 39)vá para a segunda fase, a gente vai, se ele não quiser, a gente não vai e pronto. Mudei 4 questões certas quando fui passar para o gabarito, e me dei mal. Poderia tá livre dessa angústia de correr o risco de não me beneficiar com a anulação (caso haja). Eu aconselho, rezar, orar... se apegar a Deus, por que ninguém sabe da cabeça do povo que tá mexendo com isso.

    ResponderExcluir
  38. Quando sirá o resultado das anulaçõs das questões do último exame de ordem? estou ansiosa e esperançosa , pois diante fdas possibilidades tenho chances. Fiza 36 pts.

    ResponderExcluir
  39. É muito poder para um(a),orgão,instituição,sociedade corporativa,entidade de classe,matriz institucional de direitos sociais,instituição guardiã da CF,ENTIDADE SUI GENERIS(SUÍ GÊNERIS) .Se mete em tudo:Briga de galo,laço de papagaio(pipa),briga de carangueijo e etc...enquanto isso no Pará a Seccional AFUNDA em desgraça! onde está a ÉTICA que tanto apregoa o Presidente Nacional da entidade? O mesmo recebe seu salário de procurador há anos!!! e,daí...E ESSA PROVA?MEDE CAPACIDADE SÓ DO GARNIZÉ.

    ResponderExcluir
  40. esta errada tem que anular!!!

    ResponderExcluir
  41. ABSURDO, SÓ ANULARAM 1, O QUE É ISTO... VAMOS FAZER ALGUMA COISA GENTE... VAMOS PARA RUA, CONGRESSO, MS, SEI LÁ... É IMORAL TANTAS QUESTÕES ERRADAS...

    ResponderExcluir
  42. eu passeiiiii, graças a deus passei mas é absurdo o que a oab está a fazer, tantas questões absolutamente erradas, isso dá até processo na justiça, porque fere o princípio da isonomia em um concurso, se vc levar na justiça pode servir como prova, pois uma questão se estiver absolutamente errada não há como negar, e há outras questoes erradas, a de processo do trabalho e outras,....absurdo....ms eu esotu feliizz agora é mto estudo

    ResponderExcluir
  43. quem ficou com 39 pontos e quiser tentar, estou questionando a OAB Federal quanto a questão 16 caderno Bco. Direito internacional, pois a resposta está em desacordo com o entendimento do STF conforme apelação 9696/89, que diz que o que compete a Justiça federal julgar as ações trabalhista, uma vez que é afastada a imunidade no que diz respeito às ações trabalhistas, e execução de sentença é execução de sentença é exercida em 1ª instância, sendo então afastada a imunidade caberia sim a indicação de bens a penhora.

    ResponderExcluir