Galera, estamos sempre atentos ao que acontece no âmbito do Exame de Ordem. As primeiras impressões que tivemos, ao conversar com examinandos de algumas faculdades do Vale do Paraíba, especialmente da Unisal - Lorena, é que a prova de ontem foi um pouco mais fácil e bem elaborada que a prova anterior. Poucas questões longas e que versavam sobre temas menos complexos. Pudemos levantar que, em média, muitos alunos que reprovaram na 1ª Fase do IV Exame Unificado tiveram um desempenho muito melhor no V Exame Unificado, alguns aprovados e outros muito próximos da aprovação.
A leitura de outros blogs e sites de notícias corroboram com essa impressão. Em geral os alunos consideraram a prova mais fácil. Ademais, hoje pela manha foi possível conversar com vários aprovados na 1ª Fase que lograram em acertar mais de 50 questões, o que indica que realmente a prova foi menos difícil, e isso é temerário.
É leviano prever um índice de aprovados, mas certamente será maior que o Exame anterior e, como já sabemos, uma prova mais tranquila na 1ª Fase, geralmente, significa um bomba na 2ª. Não é para assustar, é a realidade.
A prova de ontem já estava elaborada antes do julgamento da constitucionalidade do Exame pelo STF, portanto, não representa a postura que a OAB e a FGV poderão adotar quanto ao perfil da avaliação. Porém, há tempo para esse "perfil" ser desvelado na 2ª Fase e a verdade é que uma prova muito difícil não trará qualquer problema jurídico para a OAB, visto que está selada a constitucionalidade do Exame e a consequente legitimidade para que provas complexas sejam aplicadas, desde que, obviamente,, sejam bem elaboradas.
Por enquanto é isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário