Questões passíveis de recurso Exame OAB 2011.1

O IV Exame de Ordem Unificado foi uma prova com um bom grau de dificuldade e, como sempre, com questões polêmicas que apresentam em suas alternativas mais de uma posição doutrinária/jurisprudêncial ou resposta absolutamente incoerente com seu conteúdo.

Muitos cursos jurídicos têm lançado na internet modelos de recursos de diversas questões, muitos dos recursos muito mais preocupados em manter a credibilidade de alguns professores, que erraram durante a correção pós-prova, apenas lhes restando defender suas respostas a todo custo. Muitos recursos que estão rodando por ai estão mal redigidos, com fundamentação vaga e pouco coerentes.

Pois bem, podem apostar queridos leitores, dificilmente haverão mais de três questões anuladas. É impossível prever quais serão, ou mesmo se serão anuladas, mas uma questão que certamente deveria ser anulada é aquela sobre o contrato de depósito, tendo em vista que a resposta do gabarito é absolutamente incompatível com o caso concreto apresentado. As demais questões questionadas estão muito mais atreladas a divergências doutrinárias, mas algumas baseadas em sumulas dos tribunais superiores.

Fiz 37. 38, 39 ... devo estudar????

Claro que sim, o estudo nunca é perdido e a  esperança deve se manter. Mas, para quem for recorrer, dê preferência a fundamentação de professores de sua Universidade, pesquisando diretamente em algumas doutrinas, e cuidado com recursos postados em páginas de relacionamento.

Quais questões têm tido uma recorrência de questionamentos?

Levantamos algumas:

Questão 34 - Caderno Branco - Gabarito "C" - Alternativa correta "D"
Questão 58 - Caderno Branco - Gabarito "D" - Anulação "C" e "D" corretas
Questão 72 - Caderno Branco - Gabarito "C" - Anulação "B" e "C" corretas

Questão 64 - Caderno Branco - Gabarito "B" - Anulação Alternativa correta "D"
Questão 72 - Caderno Branco - Gabarito "C" - Anulação "B" e "C" corretas
Questão 79 - Caderno Branco - Gabarito "B" - Anulação Correta "C"


Estamos pesquisando mais, mas estas três são questionandas por praticamente todos os grandes cursos preparatórios e professores, apontando essas respostas.


13 comentários:

  1. Parabéns pela matéria. Realmente vi que muitos recursos são mal escritos. Vou falar com meu professor de civil pq tb acho q aquela do deposito ta muito errada. Fiz 38.. tomara que anule pelo menos duas ou tres! Brigada pelo blog.

    Mayane
    Goiania - GO

    ResponderExcluir
  2. Gostei da abordagem do tema, andei pesquisando e verifiquei que muitos modelos de recursos não tem fundamento. Fiz 38 pontos e apesar de ter esperança de que seja anulada algumas questôes, acho que os recursos devem ser interpostos com responsabilidade abordando as questôes que realmente são passíveis de anulação.

    ResponderExcluir
  3. Adicional de Periculosidade - Incidência
    O adicional de periculosidade incide apenas sobre o salário básico e não sobre este acrescido de outros adicionais. Em relação aos eletricitários, o cálculo do adicional de periculosidade deverá ser efetuado sobre a totalidade das parcelas de natureza salarial.
    sumula 191 TST .. a questão que versa sobre eletricista provalvelmente não sera anulada

    ResponderExcluir
  4. O que temos lido é que a questão dos eletricitários teria respaldo no artigo 1° da Lei 7369/85. Segundo essa lei, o adicional seria sobre o "salario que perceber". Realmente existe sumula do TST, mas o que se tem argumentado é que súmula é entendimento reiterado, mas não é lei e portanto não é de observação obrigatória. Pela lei mencionada, haveriam duas alternativas corretas para a questão.

    Como dissemos, nós do Blog decidimos não postar razões de recursos, mas temos acompanhado tudo o que tem sido veiculado pelos grandes cursos juridicos e professores, com a finalidade de ajudar os leitores a ter uma boa solução.

    Redação.

    ResponderExcluir
  5. Oi, brigada pelas postagens, ajudou a esclarecer bastante. De onde é esse Centro Academico?

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria Rita, agradecemos os elogios.

    O Centro Acadêmico é do Curso de Direito da Unisal de Lorena, uma faculdades bem conhecida aqui na região do Vale do Paraíba. O Centro Acadêmico é uma associação que representa todos os alunos do curso de Direito.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Alguém mais recorreu da questão de penal que trata do peculato e da de trabalho acerca da revelia?

    ResponderExcluir
  8. Eu recorri das duas também!

    ResponderExcluir
  9. Hoje lendo as noticias do portal exame de ordem, vi a publicação do parecer do Ministro da Justiça, demonstrando ser favorável ao exame de ordem inclusive elenca ser necessário que o bacharel em direito demonstre o mínimo de conhecimento na prova. Data vénia, Senhor Ministro, se a prova da OAB servir apenas para demonstrar conhecimento mínimo do Bacharel em direito, o que se justifica o motivo de tanta divergencia nos gabaritos extra oficiais, os quais muita das vezes, não são harmonicos em opinioes das questões. Sendo estes, na maioria, elaborados por Mestres ou Doutores e não meros Bachareis, que infelizmente estão no relento do descaso dos que detém o poder e nada fazem.

    ResponderExcluir
  10. olá pessoal do centro academico sou aluno unisal, preciso de 1 ponto para passar para a segunda fase, estou estudando como se já tivesse passado.
    Vi o comentário sobre as questões que vcs acham passíveis de anulação, porém a mais polêmica e que será anulada com certeza vcs não mencionaram, aquela escandalosa sobre revelia da reclamada caderno amarelo questão 76 e uma que provavelmente será anulada também é a do estagiário Juvenal.

    ResponderExcluir
  11. errei essas 3 se vcs acerterem uma estou dentro, vamos torçer..

    ResponderExcluir
  12. Escrevi ai véio a de Trabalho da revelia já ta anulada Erro Grotesco...

    ResponderExcluir
  13. o motivo da alta aprovação desse exame 1ª fase,será motivo de não serem anuladas as questões recorridas?

    ResponderExcluir